“Viemos a Barcelona para criar as melhores integrações entre os bancos de veículos e a tecnologia mais avançada em mobilidade conectada, digital e sustentável”, explica Marco Barruncho, diretor de marketing da Solfaestofo, líder do mercado português com 25 anos de trajetória no fabrico de estofos e na reforma de bancos para veículos.
A empresa tenta tirar proveito de um ambicioso plano de transformação tecnológica, que recebe o apoio da União Europeia, para aumentar a capacidade produtiva, tanto em qualidade como em quantidade, dos seus produtos disponíveis no mercado. Este programa de inovação, no qual se encontra a Solfaestofo, também permitirá "melhorar os prazos e a capacidade de entrega", diz Barruncho.
O mercado global de estofagem automóvel crescerá a uma taxa anual composta de 9% durante o período de 2019 a 2023, de acordo com a Market Research Future. A crescente procura de interiores inteligentes para veículos será o grande motor do setor, pois os desafios da nova mobilidade, como os veículos elétricos, autónomos e digitais, conduzirão a mudanças tanto nos produtos, como nos processos.
Perspetivas do Setor
“Estamos numa nova fase na indústria devido a novas formas de mobilidade e ao desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na exploração para uso compartilhado; mas estamos dispostos a transformar essa realidade em oportunidade, com base na nossa experiência, que nos permite imaginar os novos componentes do futuro para melhorar as condições dos viajantes em todo o mundo ”, afirma o diretor da Solfaestofo, que conta entre os seus clientes a fabricantes de automóveis, veículos de passageiros e comerciais, bem como transporte aeronáutico, ferroviário e marítimo.
O estofo é um elemento vital na indústria automóvel, onde apenas os assentos representam 5% do custo do veículo e 6% do seu peso. Os consumidores estão cada vez mais sensíveis ao design dos interiores dos veículos, especialmente na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio, onde exigem estofos de qualidade superior ao do mercado europeu. A tendência de crescimento será marcada pelo segmento premium, já que as vendas de carros de luxo aumentaram 16% em 2016 em todo o mundo, de acordo com um estudo da Mordor Intelligence, principalmente nos Estados Unidos, Reino Unido e China.
Sobre Solfaestofo no SCEWC
A presença de Solfaestofo no Smart City Expo World Congress em Barcelona é cofinanciada por fundos comunitários e pelo governo português, Centro 2020 e Portugal 2020. Esta iniciativa procura investir em várias áreas estratégicas, como a melhora da competitividade e internacionalização das empresas portuguesas.