No passado dia 5 de Abril, a Agoralíngua foi homenageada com este prestigioso reconhecimento numa cerimónia privada na Embaixada de Portugal em Madrid. A assinatura do acordo contou com a presença da representante do Instituto Camões em Espanha, a Dra. Filipa Soares e com a da Dra. María José Arregui, Diretora Geral de Agoralíngua.
O acordo formaliza a colaboração que a partir de agora se estabelece entre o Instituto Camões e a Agoralíngua, que passa a colaborar na importante missão do Instituto de “propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesa no estrangeiro” e tornando-se também no primeiro Centro Associado do Camões em Espanha.
Este acordo encerra, ao mais alto nível académico, o percurso da Agoralíngua que se iniciou em 2004 quando foi reconhecida como Centro Oficial de Exames pelo órgão tripartido constituído pelo Ministério de Educação de Portugal, pelo CAPLE (Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira) e pelo próprio Instituto Camões.
Este reconhecimento foi resultado dum processo de avaliação, levado a cabo pelo Instituto Camões, que detém os mais elevados parâmetros de excelência no ensino da Língua Portuguesa, realizando uma exaustiva auditoria com visitas de avaliação, numa perspectiva construtiva e consultiva de toda a actividade de Agoralíngua, de todas as suas perspectivas: equipa docente e pedagógica, (programas, recursos pedagógicos) tanto na sua linha de formação presencial como na formação em novas tecnologias, organização administrativa, legal e jurídica, instalações, equipamento tecnológico, bem como meios de promoção e publicidade.
Graças a isto, a Agoralíngua passa a integrar a lista pública dos Centros Associados Camões, I.P. em todo o mundo, com o selo de garantia de qualidade de programas, planos de formação e professores, oferecendo um ensino de português de qualidade de acordo com os critérios definidos pelo I.P.